MANHÃ 09h - 12h

  • 09h: Conferência de Abertura: "O PAPEL DOS JURAMENTOS DOS CONDES DE TOULOUSE NA CRISE ALBIGENSE" - Prof. Dr. Philipe Rosa de Lima (Doutor em História - UNICAMP)
  • 10h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática I "Igreja, poder e santidade na Idade Média" - Coordenadores: Prof. Dr. Thiago Porto (UFPA) e Prof. Dr. Philipe Lima
  • + Silvio Augusto da Silva Ramos Júnior. Poder, alianças e combate aos cátaros no Languedoc: considerações sobre a política de combate do bispo de Toulouse.

    + Cássia Luana Freitas Moreira. A fundação da Universidade de Toulouse: as relações entre o papado, as forças locais e os dominicanos.

    + Lucas Gabriel Reis Rodrigues. SANTIDADE EM IMAGEM: um estudo das iluminuras de Domingos de Gusmão (Séculos XIII e XIV).

    + Rafael Santos Ribeiro. O Milagre como construção do Santo: reflexões a partir da "Vita Dominici Siliensis".

    + Arilla Nicolle da Costa. O corpo santificado: a disciplina corporal em Santa Clara de Assis.

  • 12h: Intervalo

TARDE 14h - 17h

  • 14h: Conferência "INVENTANDO O INIMIGO: O DISCURSO SOBRE OS CÁTAROS NA "HISTORIA ALBIGENSIS" DE PEDRO DE VAUX-DE-CERNAY COMO ESTRATÉGIA DE UMA CONDIÇÃO CLERICAL (1198-1218)" - Prof. Msc. André Marinho de Oliveira (Mestre em História - UFMT)
  • 15h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática II -"Dinâmica institucional e normativa na Idade Média"  - Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Leila Rodrigues (UFRJ)
  • + Rosiane Graça. A participação masculina no delito de aborto no reino castelhano-leonês: leis e penalidades previstas no Fuero Juzgo (Séc XIII).

    + Jonathas Ribeiro. Considerações sobre a relação entre a reunião capitular crúzia de 1162 e a Vita Theotonii.

    + Vanessa Gonçalves Paiva. A dinâmica institucional na Gália entre os séculos V e VI: formas, relações e estratégias do episcopado nos escritos de Avito de Viena e Rurício de Limoges.

    + Juliana Spohr. O Diabo na Vita Sancti Aemiliani.

    + Leila Rodrigues. Os compromissos dos casados no De ecclesiasticis officiis de Isidoro de Sevilha.

  • 15h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática III - "Pregação e conversão na Idade Média: possibilidades de estudo" - Coordenador: Prof. Dr. Paulo Duarte (UFRJ)

  • + Nathália Xavier. Espacialidade em momentos de conversão e cristianização: uma pesquisa comparada entre os reinos suevo e de Kent.

    + Victor Camacho. O pregador ideal franciscano na segunda metade do século XIII: uma análise dos atributos de Antônio de Pádua na Legenda Benignitas.

    + Andréia Frazão. Apontamentos sobre a trajetória de João Gil de Zamora.

    + Rodrigo Carvalho. Visões da Morte: revisitando a iconografia da Peste Negra em Bruegel e Tintoretto em tempos de pandemia.

    + Paulo Duarte. "Extinguir a cólera, mortificar a soberba, destruir a luxúria": a Quaresma na pregação cristã na Primeira Idade Média (s. V-VI).

  • 15h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática IV - "Literatura, educação e modelos medievais"  - Coordenadora: Prof. Me. Elisângela Coelho Morais.

  • + Gabriel Crispim de Barros. LITERATURA ARTURIANA NO MEDIEVO PORTUGUÊS: GALAAZ COMO MODELO DE NUNO ÁLVARES PEREIRA.

    + Gabriele Dias Damasceno. Entre aventuras e sonhos: A Demanda do Santo Graal como literatura pedagógica no medievo.

    + Laura Milena Garcez Serra. OS MODELOS EDUCATIVOS DE CRISTÃOS IDEAIS NA OBRA O AUTO DA BARCA DO PURGATÓRIO.

    + Israel Rodrigues Moreira. REI ARTUR E MESSIANISMO MEDIEVAL E BRASILEIRO.

    + Elisângela Coelho Morais. OS MODELOS COMO PADRÃO E MODELO DE EDIFICAÇÃO SOCIAL NA CHANSON DE ROLAND.

  • 17h: Intervalo

NOITE 18h - 21h

  • 18h: Conferência de Encerramento: "A CIDADE DE TOULOUSE E A CANONIZAÇÃO DE DOMINGOS: REGISTROS DOCUMENTAIS DE UM NEGOTIUM FIDEI ET PACIS" - Prof. Dr. Thiago de Azevedo Porto (UFPA/Bragança/FAHIST)
  • 19h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática V - "Memória, literatura e política na produção medieval portuguesa" - Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Zierer (UEMA)
  • + Antonio Marcos Lemos Santos. MODELANDO A MEMÓRIA E O COMPORTAMENTO: Fernão Lopes e D. Duarte, Ordenadores da Memória de Avis no século XV.

    + Claudienne da Cruz Ferreira. UMA ANÁLISE DA JUSTIÇA SEXUAL DOS SÉCULOS XIV E XV A PARTIR DA CRÔNICA DE D. PEDRO, DE FERNÃO LOPES.

    + Camila Rabelo Pereira. A DINASTIA AVISINA: A VALORIZAÇÃO DOS TEXTOS LITERÁRIOS NO SÉCULO XV EM PORTUGAL.

    + Renata de Jesus Aragão Mendes. A Casa, o Matrimônio e a Educação feminina através das peças Gil Vicente.

    + Êmily Sthephane Rodrigues da Silva. Livro dos Conselhos de El-Rei D. Duarte: aconselhamento, historiografia e possibilidades.

    + Adriana Zierer. A DINASTIA DE AVIS E SUA LEGITIMAÇÃO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ESCRITA DA CHAMADA "ÍNCLITA GERAÇÃO".

  • 19h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática VI - "Imaginário, salvação e conversão em obras medievais" - Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Solange Pereira Oliveira (IFMA/Barreirinhas)

  • + Solange Pereira Oliveira. AS VIAGENS IMAGINÁRIAS AO ALÉM MEDIEVAL E A RETÓRICA DA PEDAGOGIA CRISTÃ.

    + Ricardo Marques de Jesus. PEREGRINAÇÃO E SALVAÇÃO CRISTÃ NO ALÉM-TÚMULO DA VISÃO DE TÚNDALO E DIVINA COMÉDIA.

    + Filipe Nunes Chaves Campos. Salvação e Regeneração na Visão de Túndalo.

    + Tiago Augusto Nápoli. A jornada pelo Outro Mundo enquanto gênero literário: apontamentos para uma reavaliação de alguns de seus pressupostos.

    + Natasha Nickolly Alhadef Sampaio Mateus. A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONVERSÃO NAS OBRAS DO FILÓSOFO RAMON LLULL (1232-1316).

  • 19h: Apresentações de Trabalhos Sessão Temática VII - "Filosofia, memória e retórica na Idade Média" Coordenador: Prof. Dr. Marcus Baccega (UFMA)

  • + Alex Silva Costa. FRANCISCO DE ASSIS E FREI LEÃO: A REIVINDIÇÃO DE UMA MEMÓRIA LEONINA NO MILAGRE DOS ESTIGMAS A PARTIR DOS FIORETTI (FIOR).

    + Umbelina Maria Galvão de Moura. Um estudo sobre Semântica de Guilherme de Ockham.

    + Jaffi Carvalho. A COCANHA CENTRO MEDIEVAL E A QUESTÃO ALIMENTÍCIA NOS SÉCULOS XII E XIII.

    + Marcos Jorge dos Santos Pinheiro. A mistagogia de Ramon Llull n'O livro do gentio e dos três sábios (c. 1274-1276).

    + Marcus Baccega. A MESURA DAS FLORES: O REI, A TROVA, A RETÓRICA.